Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Informações de contato: (11) 3285-6438 | Utopies Brasil | 2017 | Todos os direitos reservados
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
 

O QUE NOS MOVE

Elevar nosso nível de consciência e melhorar nossas práticas. Definir objetivos audaciosos. Surpreender e mobilizar em projetos que fazem a diferença. Mexer com os padrões de nossos modelos econômicos, organizacionais e sociais. Fortalecer o movimento das empresas com impacto positivo, isso é nossa motivação e razão de ser.

Trazer de volta a utopia no coração de nossas reflexões e ações no Brasil. Trabalhar para resgatar sua capacidade de pensar mais alto, de modo diferente e abrangente, para encontrar inspirações maiores, que nos façam sonhar, ousar e andar de novo; isso é nossa missão.

Somos atores de “transformação positiva”, queremos acompanhar as marcas e empresas para construir juntos os projetos que serão os aceleradores de mudanças, para uma sociedade mais inclusiva e igualitária em um ambiente sustentável.

 

A ALIANÇA DE CONSULTORIAS PIONEIRAS EM SUSTENTABILIDADE

Utopies Brasil é uma joint venture entre a consultoria e think tank francesa, Utopies, e a consultoria brasileira REVER Consulting.

Duas consultorias pioneiras na integração das questões sociais e ambientais nas estratégias de negócio das empresas.

Duas empresas que se parecem e se complementam:

  • Mais de 20 anos de experiência e conhecimento nas questões de sustentabilidade e seus impactos na economia e sociedade, nos principais setores e em todos os horizontes geográficos.

  • Ferramentas e metodologias conceituadas e de alto valor agregado na implantação e conduta de projetos no Brasil e América do Sul.

  • Equipe de profissionais experientes e redes de parceiros reconhecidos.

Para saber mais sobre as empresas:

 

O QUE FAZEMOS

#1 – Impactos positivos e estratégias de desenvolvimento local

Conhecer e compreender as externalidades são etapas essenciais para alavancar as estratégias de desenvolvimento econômico e social, seja em âmbito nacional, regional ou municipal. A presença de uma empresa em um território tem o potencial de contribuir para a resolução de três questões chaves. Primeiramente, ao responder à necessidade de criação de empregos e qualificação de pessoas. Em seguida, pela capacidade de promover uma produção mais “inclusiva”, beneficiando a população e sendo uma fonte de coesão social. Por fim, as empresas são agentes que podem fortalecer os territórios ao prepará-los para os principais desafios atuais: transporte e mobilidade, autonomia e resiliência dos territórios, consumo de energia, escassez de matérias-primas, etc.

#2 – A Marca Positiva

Em um momento de grande demanda por transparência e de crescente desinteresse dos consumidores pelas marcas, mais do que nunca estamos convencidos da urgência em integrar a sustentabilidade ao centro da estratégia dos negócios.

Em outras palavras, é o tempo de (re)conectar o sentido e os atos, o propósito e os compromissos, a estratégia de marca e a estratégia de sustentabilidade.

Para acompanhar as marcas e as empresas nesta revolução, nós criamos o referencial “Marca Positiva ®”, uma ferramenta de diagnóstico e implantação para compreender e potencializar as 9 alavancas-chaves que definirão a positividade de uma marca.

#3 – Inovação e modelos econômicos

Nós acreditamos que é a hora de convergir a sustentabilidade e a inovação: uma empresa representa uma força poderosa, que combina a criatividade humana e o poder financeiro. Este poder pode ser mobilizado para resolver os grandes problemas de nosso tempo – desde que estas questões estejam no centro de sua missão, estratégias, modelo de negócio e de sua oferta de produtos ou serviços.

 

Não somente a sustentabilidade integrada à estratégia das empresas é um fator impulsionador de inovação e uma alavanca de rentabilidade, mas também, inversamente, a inovação permite levar as questões socioambientais a um nível superior de compromisso e de ação.

 

A inovação positiva e sustentável é a única que vale para melhorar a condição humana, a vida em sociedade e nossa relação com a natureza, e para assegurar a perenidade das empresas, pois não existe nenhum modelo econômico possível em um planeta falido.

 

THINKTANK

A revolução do propósito de marca: o encontro entre crescimento e transformação social

De pequenas e médias empresas aos grandes grupos, do setor têxtil ao de eletrônicos, um número crescente de empresas em todo o mundo têm construído uma abordagem positiva, focada na inovação e em oportunidades de negócios que representem a resolução de problemas ecológicos e sociais contemporâneos.

RSE 2.0: O novo paradigna da RSE transforma as ofertas e os modelos econômicos para exercer um impacto positivo no mundo.

Há 20 anos a Sustentabilidade tem sido implementada no mundo corporativo. No entanto, para observadores mais exigentes, ela tem falhado na resolução das principais questões mundiais para as quais originalmente se propusera solucionar. Qual o futuro da Sustentabilidade?
 

Marca Positiva: Como a RSE pode impulsionar suas marcas?

Uma abordagem de desenvolvimento sustentável só faz sentido se estiver no coração dos negócios da empresa - construída em sua missão e posicionamento de suas marcas, em seus produtos e ofertas de serviço, em seu modelo econômico e em seus objetivos estratégicos. Entenda a importância de um propósito com causa.
 

Em direção a novas parcerias entre marcas e cidades: como aproveitar o poder do local para suas estratégias de marketing

Marcas globais líderes estão projetando cada vez mais suas estratégias de marketing em nível local e adaptando-as às comunidades onde seus clientes vivem. De acordo com um estudo realizado pela Kantar em 2016 em 44 países, as marcas locais representam 46% do consumo global e estão crescendo duas vezes mais rápido que as marcas globais. Veja exemplos de casos que ilustram esse novo contexto.

Inovação para um mundo melhor: porque sustentabilidade é inovação escrito errado e vice-versa

Estudo realizado pela Utopies com o objetivo de mostrar como a inovação precisa se reconectar com sua utilidade social, como ela é a nova fronteira da sustentabilidade, vai muito além de produtos e tecnologia e significa uma mentalidade radical, que não pode ser limitada a "eco-design" ou pesquisa e desenvolvimento. Leia mais clicando no link abaixo.

 

CONTATO

Rua Itapeva, 366, cj. 43

Bela Vista, 01332-000

São Paulo - SP - Brasil

Tel: 
+55 (11) 3285-6438